terça-feira, 3 de setembro de 2013

O fecho do mercado

Agitação habitual com o fecho do mercado de transferências na Europa.
Para nós, um dia que se esperava mais de arrumar a casa do que contratar jogadores.
Começou com a venda de Ilori por 7,5M€ ao Liverpool, ficando ainda reservada ao Sporting 25% de uma futura transferência. Para um jogador contrariado, em fim de contrato e com o pouco número de jogos que fez é sem dúvida uma boa venda.
Quanto a Bruma, e embora este já tenha embarcado para a Turquia onde vai representar o Galatasaray, enquanto não houver comunicado à CMVM não faz sentido abordar o tema.
Conseguimos ainda colocar Rubio, que se notava não ter espaço para evoluir, mesmo na equipa B.
Zezinho em igual circunstância a Rubio, colocado na Grécia.
Ficou a faltar confirmação da transferência de Jéffren para Espanha e resolução dos casos de Boulahrouz, Bojinov e Labyad. Evaldo esse já se percebeu que vai receber o ordenado até ao fim do contrato.
Para o final do dia estavam reservadas as surpresas. A entrada de um jovem para a equipa B vindo do Corinthians, e a chegada de Vitor e de Ivan Piris.
Confesso não conhecer Everton Gonçalves, logo seria irracional uma abordagem à sua contratação.
Ivan Piris, lateral direito, vem por empréstimo de um ano. Sabe-se que defensivamente é melhor do que ao nível ofensivo e que esteve o ano passado na Roma onde realizou grande parte da época a titular. Será o assumir que Welder não tem a qualidade que se esperava?
Quanto a Vitor, médio criativo ex-Paços de Ferreira, dispensa apresentações. Jogador experiente, com bom passe, boa meia distância e ainda capaz de bater bolas paradas. Um jogador que vem adicionar qualidade ao grupo e alternativas, visto que Magrão tarda em afirmar-se e temos poucos elementos com capacidade criativa no miolo do terreno. Não será um jogador para valorizar em termos futuros é certo, mas também não podemos querer que a equipa do Sporting seja formada apenas e só por jogadores da formação. Tem que haver jogadores experientes que dêem suporte emocional à equipa.
Engraçado como se calhar num dos poucos anos em que não esperávamos jogadores no último dia de mercado, aparecem dois reforços para o clube. Até aqui se nota diferença para anos anteriores.
Considero a abordagem ao mercado positiva por parte do clube. Talvez a única pecha tenha sido a não contratação de um extremo indiscutível e desequilibrador. Mas de facto, com a redução de custos, é normal que não tenha acontecido.
De salutar ainda, pelo menos por agora visto que o mercado russo ainda não terminou, a permanência de Rui Patrício e de Diego Capel, jogadores todos os dias apontados à saída.
Agora, com a paragem de campeonato, é tempo de aperfeiçoar métodos, integrar os novos membros e preparar o jogo em Olhão. Até agora tivemos uma boa prestação no campeonato e julgo termos capacidade para melhorar ainda a qualidade de jogo ao longo de todo o campeonato.
Quem foi a melhor contratação para o Sporting? Qual a desilusão?
Depois de fechado o mercado, qual a expectativa para o campeonato?

Sem comentários: