domingo, 3 de novembro de 2013

A vitória do querer

Ontem era dia de lamber as feridas e somar três pontos.
O Sporting encontrava o Marítimo, besta negra dos anos anteriores, e não podia perder pontos. Não apenas para recuperar pontos relativamente ao primeiro classificado, mas porque não ganhar em termos psicológicos seria devastador. Seria pairar novamente sobre o nosso clube a nuvem que tinha bastado um resultado negativo contra um rival para nos irmos abaixo. E isso não podia acontecer. Custasse o que custasse.
Entrámos nervosos no jogo, talvez associado ao facto do speaker ter tido a brilhante ideia de dar o resultado do rival com a equipa em campo, o que não só pressionou a equipa, mas colocou maior expectativa e nervosismo no público.
Conseguimos tirar um coelho da cartola e passar para a frente do marcador. Mas a verdade é que não estávamos a carburar. A equipa jogava pontapé para a frente e rezava para que Capel desembrulhasse as coisas.
Tal não aconteceu e do nada apareceu o golo do empate. Muito penalizador porque eles não tinham feito nada para o merecer. Ainda menos passar para a frente do marcador, num penalty bem conseguido pelo nosso segundo adversário da noite: a equipa de arbitragem.
Ainda antes do intervalo, reagimos. E quando vemos na mesma jogada um vermelho ser poupado e uma bola que pareceu entrar e não é validada, sentimos que este jogo já estava mais que encaminhado.
O intervalo veio e com ele uma substituição. Wilson Eduardo entra para o lugar de Carrillo, que a meu ver nem sequer entrou em campo tal foi o desacerto com que jogou.
E entrámos com vontade de mudar. Com oportunidades de golo e com algum desacerto também de Montero. Mas que diabo, também não pode estar sempre sobre os ombros do mesmo o peso de marcar!
Segunda substituição. E que bem esteve Leonardo Jardim. Podem dizer que a substituição era óbvia, mas se noutros momentos o criticaram agora deve ser elogiado por ter feito bem as coisas! Slimani entra para o lugar de Vítor e o Sporting passar a jogar em 4-2-4. Muitas bolas na área. E foi num desses momentos que empatámos. Slimani, pois claro. A mostrar porque foi contratado. É um facto que tecnicamente pode não ser muito evoluído, mas ontem mostrou a qualidade no jogo aéreo que o Sporting tantos anos não teve.
Empatámos e todos sentimos que daí para o golo da vitória seria um pulinho. E assim foi. Cruzamento de Wilson e Montero a ser carregado na área. Penalty marcado e o Sporting dava a volta ao marcador.
Até ao fim algum sofrimento, com Patrício a efectuar uma grande defesa e a equipa a denotar algum nervosismo em segurar a bola. Nervosismo esse que podia ter acabado se Slimani não falhasse escandalosamente o quarto golo. Tempo ainda para Mané se mostrar e de referir a coragem de Leonardo Jardim ao colocar o jovem em campo com o resultado ainda tão tremido.
Positivamente de destacar Capel, Cédric e Jefferson. Irreconhecíveis estiveram Dier e Carrillo.
O Sporting acabou por vencer. Ficando agora a 3 pontos do primeiro classificado.
De referir que o público ontem não esteve completamente à altura. E se é verdade que por momentos apoiou fantasticamente a equipa, quando estivemos em desvantagem e até em igualdade, até se chegaram a ouvir assobios. É preciso calma. A equipa tem poucos meses de construção, é jovem,  e sujeitá-los a uma pressão extrema pode ter o efeito contrário e ter os jogadores a não conseguir lidar com isso.
Achar que o Sporting pode com esta equipa ganhar o título é excessivo. Falta-nos um médio centro criativo e ainda um ala desequilibrador para juntar a Capel. Nota-se que quando o colectivo não funciona dificilmente temos quem nos resolva os jogos. E num campeonato o que mais há são jogos que se vencem por rasgos individuais. Sinceramente, se nos conseguirmos qualificar para a Champions directamente já será um bom campeonato por parte do nosso Sporting. E se o sonho nunca deve deixar de existir, o realismo também deve fazer parte do nosso pensamento.
Agora venha a Taça. Jogo imprevisível como sempre, com a vantagem a pender para os nossos rivais por jogarem em casa. No entanto, e sendo um jogo a eliminar, acredito que os nossos miúdos vão dar tudo para vencer e seguir na taça. É uma final, pois se perdermos um jogo ficamos sem um objectivo da época. E só por aí, este jogo em caso de vitória, poderá dar ainda mais fôlego a uma equipa que já se percebeu que não nos vai envergonhar durante esta época.

Sem comentários: