segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Um olhar sobre o clássico

O Sporting não conseguiu pontuar no Dragão. Mas são várias as notas que podemos tirar.
Primeiro que tudo jogámos a campo todo. Não tivemos medo de alongar a equipa, de pressionar alto e até de recuperar várias vezes a bola no campo do adversário.
O penalty no início do jogo alterou um pouco a estratégia. Escusado, como é óbvio.
O Sporting ficou adormecido na primeira parte. Parece que não se conseguiu soltar e esperou que o intervalo fizesse mudar a atitude. O que aconteceu.
Entrámos muito melhor na segunda parte e conseguimos empatar. E aqui é o momento do jogo para mim. A bola volta ao centro, e quando tudo acreditava que o Sporting ia crescer e discutir o resultado, nem um minuto passa e sofremos o segundo. Aqui se notou um pouco a falta de experiência da equipa, o que é natural tendo em conta o facto de ser bastante jovem e estar a ser construída há poucos meses.
Mesmo assim, depois do segundo golo, o Sporting ainda teve oportunidades para marcar. E não as concretizou. Montero tentou fazer um golo igual ao do Benfica, mas Helton deve ter visto as repetições do jogo e antecipou-se ao movimento. Piris também colocou o brasileiro à prova, mas o golo não aconteceu e naturalmente surgiu o terceiro que acabou com o jogo.
A defesa errou. Faltou intensidade ao meio campo. E mal se viram os extremos.
Mostrámos algumas lacunas que já se conheciam e que apenas os mais fanáticos não reconheciam.
Mas não vejo motivo para alarme. Tendo em conta a diferença de orçamento para os rivais, é normal que haja diferença entre a qualidade dos jogadores. Alguma coisa estaria bem errado se assim não fosse.
O que me deixou irritado foi sentir que com a equipa a jogar como entrou na segunda parte, o resultado talvez tivesse sido outro.
Não ficamos a dever nada a ninguém. Se havia dúvidas acerca da qualidade da equipa, acho que estão dissipadas.
Temos lacunas, mas essas se calhar só com contratações poderiam ser suprimidas. E com as dificuldades económicas que temos, duvido que em Janeiro as consigamos colmatar.
Mas não deixo de registar que no final desta jornada, a oitava, o Sporting já jogou em Braga, no Dragão e com o Benfica em casa. Os nossos rivais ainda não jogaram entre eles.
O ano passado, a esta altura, tínhamos 7 pontos, estávamos a 13 do primeiro lugar dos portistas, que até tinham menos 2 pontos do que agora.
A transformação no futebol do Sporting é óbvia. Ainda não está ao nível que queremos? É certo.
Mas não envergonha ninguém. E começar a mandar abaixo o que se está a mostrar ser um projecto sólido é um erro.
Melhores dias virão seguramente. Esta equipa não pode deixar dúvidas a qualquer sportinguista.
Sábado é encher o estádio e regressar às vitórias!
FORÇA SPORTING!

Sem comentários: