quarta-feira, 21 de março de 2012

O último balão de oxigénio


Ontem o Sporting publicou o seguinte comunicado:

"O Conselho Directivo do Sporting Clube de Portugal informa que, no âmbito do processo de reorganização e simplificação do universo empresarial do Sporting, foi hoje aprovado pelos Conselhos de Administração das sociedades Sporting Clube de Portugal – Futebol, SAD e Sporting Património e Marketing, SA o projecto de fusão por incorporação da Sporting Património e Marketing, SA na Sporting Clube de Portugal – Futebol, SAD, com a consequente extinção da primeira.
A fusão permitirá resolver a situação dos capitais próprios da Sporting SAD, que hoje se encontram negativos, e que desta forma passarão a positivos.
Por outro lado, a fusão permitirá concentrar todas as actividades económicas relacionadas com o futebol numa única entidade, a Sporting SAD, eliminando custos duplicados decorrentes da existência das duas sociedades, permitindo uma optimização dos recursos e a constituição de uma estrutura mais coesa, constituída apenas por duas entidades: o Clube e a Sporting SAD.
A operação de fusão permitirá ainda ao Sporting Clube de Portugal manter a maioria do capital social da Sporting SAD, mesmo depois da conversão das VMOC em capital da SAD.
Finalmente, a concretização da fusão terá impacto positivo na Sporting SAD ao nível do cumprimento das regras de Fair-Play financeiro da UEFA, facilitando a obtenção da rentabilidade mínima exigida pela UEFA a partir do Exercício de 2013/14.
O Conselho Directivo"

Este momento de engenharia financeira, permite ao Sporting sair da situação de falência técnica, aumentar os seus capitais próprios, à conta da passagem do estádio do clube para a SAD.
Embora não seja grande entendedor desta área, a verdade é que se é necessário a obtenção destes resultados para a participação nas provas da UEFA, era algo que tinha de ser feito.
Quais seriam as outras alternativas?Vender jogadores, alienar parte do capital da SAD a investidores privados?
Se é verdade que vender jogadores seria mais fácil, não é menos certo que isso iria enfraquecer mais a equipa, piorando resultados desportivos e em última análise financeiros.
Quanto à venda do capital da SAD, o clube deve manter até não aguentar mais a maioria da SAD e se esta medida impede que isso se tenha que realizar já, pois que seja!
Claro que no caso de a SAD falir, tudo irá abaixo.
Não é menos verdade que noutros clubes isto já é uma realidade.
O que é certo é que cada vez dependemos da bola na trave e dos encaixes que possamos fazer com jogadores. A margem de manobra é cada vez mais curta. E esta manobra não é mais que um balão de oxigénio até que resolvamos verdadeiramente os nossos problemas!
O projecto Roquette chegou realmente ao fim...

2 comentários:

Anónimo disse...

Nestas matérias um simples comunicado não basta. Os sócios tem direito a serem esclarecidos e a sua decisão é soberana. Está em causa o Estádio! A partir de agora, quem comprar parte da Sad compra parte do Estádio...Estamos todos malucos ou quê! Isto tem que ser decidido em A.G. S.Leoninas.

André Calvário disse...

Concordo que o meio de comunicação não foi eficaz.
No entanto concordo com a medida. A passagem da SAD para mão de investidores só ocorrerá caso 75% dos sócios o aprove.
SL