terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Atenção Sportinguistas

Ainda na ressaca do jogo com o Olhanense, no qual ficámos a 13 pontos do primeiro e a 5 do terceiro, há ilações que devem ser retiradas.

A direcção é a mesma que há meses era elogiada pelas excelentes contratações, tanto de jogadores como de treinador.

A equipa está a passar uma má fase. Estes jogadores são os mesmos que há 3 ou 4 meses jogavam bem, marcavam golos, ganhavam jogos.
Domingos é o mesmo treinador que há meses pôs a equipa a jogar bem, que sabia substituir bem, que ganhava jogos.
O que mudou então? Fácil: os resultados.
Houve no entanto aspectos que nos devem fazer pensar a todos.
Quando no seguimento das 10 vitórias seguidas os sportinguistas falavam no Sporting campeão será que fazia mesmo sentido? Será que a equipa estava assim tão bem alicerçada para que permitisse que este ano ocorresse tal feito?
Como sabemos, os jogadores são humanos. Lêem jornais, vão à internet. Foram contagiados pelo discurso de todos os Sportinguistas. Mais que normal. Esperei no entanto outra coisa. Que na equipa técnica e na directiva, as expectativas fossem diminuídas, pelo ano de transição que soubemos desde início que iria ser. Isso não aconteceu. A expectativa foi aumentada e agora que os resultados não correspondem, a depressão atinge os sportinguistas de forma ainda maior do que se tivesse sido precavida de outro modo.
Por muito que custe, os jogadores e a equipa técnica têm que ser resguardados. Eles não têm responsabilidades dos anos anteriores.
Deste ano podem, e devem, responder. Sobre o que não têm jogado, o que não têm corrido, o que não têm marcado. A verdade é que também temos que ter em atenção o sem número de lesões que têm acontecido!
Vão começar a aparecer pedidos de demissões do treinador, eleições antecipadas, etc.
Atenção sportinguistas: ir por um caminho desses é mais um projecto perdido, mais mudança, mais um ano 0. As pessoas que lá estão já souberam fazer as coisas certo, o treinador já tem provas dadas noutras equipas. As coisas têm que mudar, SEM DÚVIDA. Mas as pessoas que lá estão têm que fazer parte desta mudança.
O Sporting tem que vencer e rápido. Isso significa no próximo domingo às 17h, com o Beira-Mar. Sob pena de deixar fugir o terceiro lugar que, financeiramente, seria um rude golpe nas nossas aspirações.
Cada vez mais me está a custar ir ao estádio. Mas sei que se não for, a equipa não vai conseguir do buraco que está a cavar. E sei bem que acabo sempre por ir. Estejamos a 1 ponto ou a 40 do primeiro, o Sporting é o meu Grande Amor e tenho que o apoiar SEMPRE!

2 comentários:

Carlos disse...

O realismo do momento é apenas lutar contra o Marítimo pelo 4º lugar, o resto se verá depois...

André Calvário disse...

Não concordo. Estamos em igualdade pontual e temos que olhar é para cima.
Vamos ver o que nos reservam as próximas semanas, na certeza que os dois jogos na madeira serão decisivos para a época do Sporting.
SL