terça-feira, 20 de setembro de 2011

A sofrer como no passado, mas a ganhar como há meses não fazíamos



O Sporting deslocou-se a Vila do Conde, campo tradicionalmente difícil, para jogar com o Rio Ave. Após jogos difíceis em Paços e Zurique, este desafio não parecia ser fácil e seria sempre preciso grande empenho para ganhar.
E eis que a equipa responde ao contrário. Aos 3 minutos já estava 2-0. Golo de Schaars em jogada estudada no canto e a seguir Van Wolfswinkel cala os críticos e marca o terceiro golo numa semana. À verdadeiro ponta-de-lança.
Tudo parecia encaminhado para uma vitória calma para o Sporting. Novas oportunidades se sucederam com Schaars e Elias a rematar a centímetros. O Sporting esmagava e encantava com bom futebol.
O tempo foi passando e o Sporting amolecendo. O Rio Ave foi acreditando e só com alguma sorte chegámos ao intervalo com o mesmo resultado. E aí quanto a mim, o erro do técnico. É fácil perceber que Rinaudo sozinho a trinco não chega para controlar o jogo e manter a posse de bola. E aí, ao intervalo a meu ver deveria ter entrado André Santos.
Não entrou e o Sporting entra a dormir na segunda parte. E com ajuda de Rui Patrício, mal colocado, o Rio Ave reduz. Daí até empatar o jogo foi um instante.
Estava instalado o pânico nos sportinguistas. Jogo empatado, com o Rio Ave moralizado e a nossa equipa em decréscimo de confiança. Tudo apontava para um desaire.
Mas eis que aí entra a força e o acreditar da equipa. E, mais uma vez de canto(!), Onyewu aparece na área a cabecear para um grande golo e o da vitória.
Até ao fim, a salientar a expulsão de Jean Sony e um par de oportunidades desperdiçadas. Pelo meio, a entrada de André Santos, que apoiou mais Rinaudo, permitiu ao Sporting respirar de outra maneira.
Neste jogo fomos do céu ao inferno e voltámos. Mas voltámos graças ao acreditar desta equipa que em nada tem a ver com as anteriores.
Em relação à equipa, alguns apontamentos ficam.
Rui Patrício está em baixo de forma. O primeiro golo que sofre não é aceitável. A juntar a isso mais uns pontapés mal dados e um que se estivesse na linha de baliza era golo. Inadmissível.
A defesa sofre 2 golos. Para mim, responsabilidade de João Pereira, que deixa entrar duas vezes jogadores nas costas e depois quando quer recuperar já não consegue.
A dupla de centrais não esteve mal. Onyewu está a crescer de jogo para jogo e hoje até marcou um golo decisivo.
O meio campo é de cariz muito ofensivo. Com este meio campo, Rinaudo não tem apoio defensivo de Schaars e Elias, o que dá muito espaço entre a defesa e o meio campo e cria oportunidades para o adversário. Sendo assim, se quando começamos o jogo este meio campo é o ideal, quando nos apanhamos a ganhar, e ainda para mais folgadamente, André Santos dá outra estabilidade ao meio campo. Dá mais bola e segura mais a mesma. Se o Sporting souber gerir a bola ganhará mais jogos.
No ataque as coisas não estão mal, Capel tem grande intensidade o jogo todo. Van Wolfswinkel está a demonstrar que é um verdadeiro ponta-de-lança. Sabe movimentar-se e não perdoa. Carrillo tem jogado bem, muito rápido e sabe aparecer na área.
O jogo ontem para mim é decisivo. Porque reduzimos pontos para um rival directo e porque na semana que vem os rivais jogam. Agora é importante ganhar em casa. A todo o custo.
Vamos encher Alvalade no sábado sportinguistas! VAMOS APOIAR A EQUIPA!
FORÇA SPORTING!

Sem comentários: