sábado, 3 de novembro de 2012

As tareias do Franky


A semana do Sporting está invariavelmente marcada pela chegada de Franky Vercauteren ao banco no Sporting.
O belga, que enquanto jogador não era nada de se deitar fora, tem agora uma oportunidade de ter sucesso num clube fora do seu país, depois de 4 campeonatos conquistados na Bélgica.
Parece-me uma aposta razoável. Ambicioso, com vontade de ganhar, com experiência e com mais currículo que qualquer um dos últimos treinadores que se sentaram no banco em Alvalade. Além disso, muito virado para a formação. A chamada de seis jogadores da equipa B ao treino e até a possibilidade de alguns integrarem a convocatória é um sinal de novos tempos no clube. Não porque tenhamos que mandar tudo embora e jogar apenas com a prata da casa. Mas porque deve haver uma simbiose entre o que de bom se produz na academia e o que de bom o mercado nos oferece.
Claro que não é um treinador de topo, consagrado, mas será que alguém nesse contexto quereria vir para o Sporting neste momento?Ou será que fazia mais sentido continuar a apostar em futuras promessas de treinadores?
Um dos assuntos que tem dominado a semana são os treinos ditos duros que o Franky aplica. Se é verdade que uma carga física excessiva não é benéfica, é certo que temos visto muito pouca qualidade nos jogos quer em termos técnico-tácticos quer em termos físicos! Será que o Franky não merece ao menos o benefício da dúvida em vez de se começar a entrar na crítica sem o homem sequer ter estado no banco um único jogo?
As coisas não mudam de um dia para o outro. E quem espera uma goleada e futebol total em Setúbal está enganado. Eu espero apenas mais vontade, alguma qualidade de jogo e, acima de tudo, uma vitória.
Em frente SPORTING!

Sem comentários: