terça-feira, 16 de agosto de 2011

Porque há coisas mais importantes que o futebol


Este post vai muito para além do futebol.
Vai para além da vida.
Sábado foi um dia triste na minha vida. Um dia que jamais esquecerei e pelas piores razões.
Saí mais cedo do trabalho para ver o meu Sporting contra o Olhanense.
E ao mesmo tempo que sofria no campo, num jogo que nem jogámos mal mas que fomos brutalmente prejudicados pelo Sr. Xistra, o meu Avô travou a última batalha da vida. E perdeu-a.
É importante aqui a referência ao meu Avô. Fernando Calvário de seu nome, era até eu nascer o único sportinguista na família. Fanático, ferrenho, sofredor. Adjectivos que caracterizam bem o sentimento que o meu Avô tinha em relação ao clube. E que me passou na perfeição.
Festejei com ele dois campeonatos. 99/00 e 01/02, os que me lembro de termos ganho. Recordo-me perfeitamente de ver os jogos de consagração com ele e depois vir-mos para a rua celebrar. Com cachecol ao pescoço, os dois aos pulos, e eu que nem sequer tinha ido alguma vez a Alvalade, vibrando como se o mundo acabasse no dia a seguir. Abraçado ao meu avô, os dois mais fervorosos sportinguistas da família.
No sábado, falou comigo de manhã. A última vez. Disse-me que esperava a vitória e que via a equipa a crescer a olhos vistos. E que com Domingos iríamos alcançar o sucesso.
Depois disso despediu-se. Passei a ser o único sportinguista na família. Mas nem por isso desisto.
Amo demais o meu clube para o deixar. E amo demais o meu avô para deixar de acreditar.
Vou continuar a apoiar o clube como fiz até agora. Com mais força ainda.
O Sporting perdeu um fervoroso adepto.
Eu perdi um grande amigo. E isso é muito mais importante que qualquer bola no poste, penalty roubado ou golo mal anulado.
Porque há coisas mais importantes que o futebol. E a vida é, sem dúvida, a coisa mais valiosa que existe.
Fica a homenagem mais que justa a que me mostrou o mundo e o Sporting!
Até Sempre Avô!



6 comentários:

MaximinoMartins disse...

Já perdi os meus avós há muito...mas tenho 3 netos que são todo o meu enlevo...
Os dois mais velhinhos, já os levei algumas vezes a vibrar comigo em Alvalade...!!!

Para si com um abraço solidário...:

És forte…

Quando te mantiveres firme
Mesmo que o vento sopre…

Quando estás pronto a começar
Mesmo que existam dificuldades…

Quando colhes flores
Mesmo que tenham espinhos…

Quando caminhas pela estrada
Mesmo que o pó te arda nos olhos…

Quando os teus problemas de vida
Não te inibem de tentares as tuas conquistas…

Serás forte quando a tempestade te sacode:

- Mas não te quebra o animo…

- Os nervos te alteram, mas não te levam a desistir…

- A dor te ataca, mas não te derruba…

- A onda te varre, mas não te afoga…

- És forte…quando abres os braços ao irmão…

e o coração a Deus…

André disse...

eu também guardo grandes memórias do meu falecido avô,foi junto dele que eu vi grandes jogos do Sporting,ele transmitiu-me o Sportinguismo,a mim e á minha família(mães e tios)

desde 23 de Setembro de 2010 que sou uma pessoa mais pobre,dia 22 foi um grande dia para mim,no dia 23 faleceu ele, a vida dum dia para o outro muda imenso.
sempre tive um gosto especial por assistir a jogos do Sporting com ele.infelizmente nunca mais irá acontecer, mas fica a garantia que eu irei transmitir o Sportinguismo ás minhas futuras gerações.

os meus sentimentos SL

CL disse...

"Por cada leão que cair, outro se levantará"

Grande Abraço

Tristan disse...

deixo aqui a minha palavra de apreço, apoio e força, não só como sportinguista mas tambem como amigo e espero que retenhas essas boas memórias passadas com ele, pois essas ninguem nos tira!!

ele que descanse em paz e tu ficarás com certeza a honrar a sua descendencia!!

grande abraço sor andré e os meus sentidos pesames ;)

Ricardo Pereira disse...

Olá,

Caro, deixo-lhe os meus sentimentos.
Eu nunca conheci os meus avôs, pelo que não posso sentir o que está a passar, já perdi uma avó e a outra ainda a estimo muito. São pessoas fantásticas que temos de valorizar em todos os momentos, quer tenham ou não razão, não nos pode custar dar-lhes essa alegria.
Felizmente tiveste quem te entusiasmasse a gostar de futebol, agora de cada vez que vires ou falares de futebol com certeza te lembrarás dele e de como ele te ajudou, e isso meu caro, é o melhor da vida, pois à vida depois da morte, temos de saber é viver com ela e ter forças todos os dias para seguirmos em frente.

Deste lado me despeço, mandando um forte abraço com a esperança que ultrapasses rápido esta perda, mas que nunca a percas do teu coração.

Abraço.
Ricardo Pereira

André Calvário disse...

Agradeço a todos o apoio.
A vida é verdadeiramente assim. Um dia estamos a falar com as pessoas e poucas horas depois já não estão entre nós fisicamente.
Resta-me de facto guardar todas as grandes memórias que tenho dele.
E passar às futuras gerações tudo o que aprendi a todos os níveis com ele.
O meu muito obrigado pelas mensagens de apoio.
Viva o Sporting!